quinta-feira, 26 de novembro de 2009

COMPROMISSO COM A MINORIA

Com a implantação do AEE, as escolas terão um compromisso maior com as minorias- alunos com transtornos funcionais - eles precisarão de atenção, de apoio e de um bom projeto.

Um projeto que comtemple uma metodologia diferenciada, conforme a necessidade.

Crianças com hiperatividade precisam ser trabalhadas através de jogos, como:
# pega-vareta
# jogo da velha
# dama
# xadrez entre outros

Crianças com defice de atenção podem ser trabalhadas com esses jogos também, porém a de se investir em jogos da memória, dominó,encontre 7 erros, palavras cruzadas ...

Ter um público alvo de suma importancia, pois se o projeto não fechar essa clientela e como vai ser este atendimento, corre-se o risco de termos um número elevado de alunos para este projeto.

Outro fator a ser observado são os recursos. De onde eles virão? Os recursos financeiros devem sair do mesmo lugar de onde saem o material de expediente, do PDDE, PDE, P, de algum lugar vai ter que vir e ser assegurando no PPP da escola, para ser consolidado e de direito.

O outro recurso é o humano, quantos professores participarão desde projeto, qual o quantitativo de demanda que cada professor conseguirá auxiliar com deligencia?

Focar o objetivo, a clientela, recursos e metodologia é essencial para um bom projeto.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

AEE - ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

O Decreto nº 6.571 de 17.09.08 - trata das diretrizes para o atendimento educacional especializado

* O Atendimento deve integrar o P.P.P da escola;
* Implantação das salas multifuncionais;
* Atendimento no contra-turno;
* Alunos com TDAH, DISLEXIA e outros Transtornos funcionais, não serão mais atendidos na sala do AEE. Sendo necessário que a escola se organize para receber essa clientela, com programas ou projetos que focalizem as Dificuldades de aprendizagem;
* Terá recurso financeiro do FUNDEB e
* Os alunos atendidos podem ou não ser oriundas da escola em que funciona o AEE.

Para mais esclarecimento é só ler o decreto na integra. Ele se encontra no site:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6571.htm

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Colcha de Retalhos

O nosso(eu e a Inês) Projeto de Aprendizagem, vai girar em torno da Colcha de Retalhos, e desde já estou apaixonada,por ele, vai ser maravilhoso, já posso ver o quanto ele vai ser importante para nós e para as crianças.
Estou pensando em fazer uma lá pra casa e depois passar ela para meus filhos. Tenho até sonhado com este projeto.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

AMIGAS INTERNAUTAS


O curso está sendo bom demais e apesar de ser a distância nossa união está sendo sólida!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

TESTES

Testes para encanar ou destrair, você escolhe!

http://www.comosou.com/testes/?5/Car%E1cter+e+Personalidade

Dia da Bandeira






Todo ano a escola trabalha o Dia da Bandeira e este ano não será diferente, ainda mais que temos um mastro novo!


Comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos.

A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada.

As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D. Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo, essa informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro.

Dentro deste contexto,
o verde passou a representar as matas,
o amarelo as riquezas do Brasil,
o azul o seu céu e
o branco a paz que deve reinar no Brasil.




HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito varonil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito varonil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito varonil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito varonil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

A mensagem por completa pode ser vista no site abaixo.
http://www.jornalpontofinal.com.br/867/dia-19-de-novembro---dia-da-bandeira