quinta-feira, 20 de maio de 2010

ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTO DE ALUNOS COM AUTISMO, INCLUSOS EM SALA DE AULA

DEFINIÇÃO:


Autismo é uma síndrome(*) definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Ela foi identificada pela primeira vez pelo Dr. Léo Kanner, médico austríaco, no ano de 1942, seus estudos foram realizados pela Universidade de Carolina do Norte - USA.

MEDIDAS ADAPTATIVAS:


1. AVALIAR - É necessário que a criança freqüente a escola no mínimo por duas semanas seguidas sem faltas ou intervalos, em período integral (manhã ou tarde), para que o educando seja avaliado in loco.

Garantindo dessa forma, através de relatório, registros consistentes para definir: tempo e freqüência na escola. Gerando uma inclusão escolar responsável e gradativa, se for necessário.

2. PROFESSOR AUXILIAR - Outro fator é avaliar se o aluno necessita ou não de professor auxiliar. Ressaltando que só serão atendidos por auxiliares, alunos que apresentem necessidades específicas, para apoio físico ou didático.

Os motivos que fazem um aluno ter o acompanhamento de um auxiliar é quando este aluno apresenta “cuidados”, quanto a sua integridade física (se machuca ou poderia machucar seu par) e necessita de apoio pedagógico específico em sala de aula para poder acompanhar a turma.

3. CONVERSAR COM A FAMÍLIA - Faz parte do período de adaptação conversar com a família sobre a vida escolar da criança anterior a entrada da mesma na escola. Quais atendimentos/ acompanhamentos clínicos e terapêuticos a criança faz. Qual seu comportamento diante de frustração, doença e alegria. Quais métodos os pais usam para disciplinar o filho. Pedir aos pais que relatem como é o filho em casa, como ele se comporta no lar. Quais suas expectativas para com a escola.

4. COMPROMISSO - O profissional deverá buscar informações adicionais sobre a síndrome, a fim de compreender melhor os sintomas e lidar nas situações diárias com o aluno em sala de aula.



MEDIDAS INCLUSIVAS:

1. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS – O aluno com autismo passa por diferentes nivelamentos, isto é, suas áreas de desenvolvimento funcional, não tem o mesmo nível, podendo uma mesma criança de 8 anos, não ter percepção motora fina de uma criança de 5 anos e sim de uma criança com 2 anos.



De acordo com este exemplo, não será cobrado da criança, que ela escreva como uma criança de 8 anos, nem de 5 anos. Portanto se faz necessário avaliar quais conteúdos poderão ser cobrados avaliativamente da criança.



2. MATERIAIS PEDAGÓGICOS – o autista é muito visual, sendo indispensável esse recurso, uma vez que, umas das trilogias do autismo é a imaginação. Portanto confeccionar materiais pedagógicos que possam auxiliar/ facilitar / adequar as atividades em sala de aula e na efetivação do Plano de Curso da série em que o aluno esteja inserido.



3. INTERMEDIAR A RELAÇÃO ALUNO-ALUNO – o professor deverá intermediar as relações sociais e afetivas entre os alunos a fim de eliminar as barreiras de comunicação e socialização do aluno em sala de aula e na escola.



O aluno com autismo tem sérias dificuldades nas relações pessoais, para que isto não seja um empecilho, o professor poderá ser seu interlocutor em alguns momentos e seu ajudante em outros, por exemplo, alguns autistas não falam. Certamente não pedirão emprestado o material do colega, mas através de seu professor poderá aprender maneiras sociais amigáveis de fazer isto.



Exemplificando a cena ele poderá se aproximar do amiguinho e estender uma mão em sinal de pedido e com a outra apontar o que deseja, sendo atendido poderá balançar a cabeça ou dar tchau para o amigo em sinal de obrigado.

CRISTIANE DA SILVA BARBOSA -
Pedagoga, psicopedagoga
Professora do AEE
Assessora da Inclusão de Autismo no Municipio de Santana

Bibliografia
Los trastornos generales del desarrolo. Una aproximacion desde la practica. VOLUME 2 - Junta de Andalucia
AUTISMO - Guia Pratico - Ana Maria S. Ros de Melo
Saberes e Praticas Inclusão -  Autismo -  Educaçao Infantil - MEC