A sondagem se faz necessária para situar o aprendizado do aluno e direcionar o plano de trabalho a ser realizado com ele.
1. Linguagem expressiva e receptiva:
- expressa-se verbalmente ou através de gestos? se através de gestos exemplifique quais !
- olha quando e chamado pelo nome?
- se faz entender quando precisa de algo? exemplifique se sim!
2. Escrita:
- ele pega adequadamente o lápis?
- necessita de ajuda para pegar o lápis?
- ele imita formas geométricas, letras e números?
3. Funcionalidade e autonomia:
- na escola: ir ao banheiro, despi-se e vesti-se, limpa-se (no caso de defecar), beber água ou sucos (coloca agua no copo, leva o copo a boca) , come sólidos( leva a colher a boca), escova os dentes( desde o colocar a pasta, ate enxaguar a boca).
4. Cognitivo:
• Nomear – ele dá nome a objetos
• Parear- juntar iguais ( concretos e imagens)
Ex. colocar objetos na mesa e oferecer um segundo objeto igual para o aluno colocar em cima ou ao lado do outro objeto
• Classificar – agrupa objetos por grupos, classificando-os por cores, formas, tamanhos, classes.
• Contagem automática: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...
• Reconhecimento de números: 1, 2, 3 ...
• Relação numero quantidade: 4 equivale à quatro objetos
Autora: Cristiane da Silva Barbosa, Psicopedagoga, Coordenadora de Autismo no Município de Santana-Ap.