sábado, 27 de fevereiro de 2010

SONDAGEM PARA ALUNOS COM AUTISMO




A sondagem se faz necessária para situar o aprendizado do aluno e direcionar o plano de trabalho a ser realizado com ele.

1. Linguagem expressiva e receptiva:
  • expressa-se verbalmente ou através de gestos? se através de gestos exemplifique quais !
  • olha quando e chamado pelo nome?
  • se faz entender quando precisa de algo? exemplifique se sim!


2. Escrita:

  • ele pega adequadamente o lápis?
  • necessita de ajuda para pegar o lápis?
  • ele imita formas geométricas, letras e números?


3. Funcionalidade e autonomia:

  • na escola: ir ao banheiro, despi-se e vesti-se, limpa-se (no caso de defecar), beber água ou sucos (coloca agua no copo, leva o copo a boca) , come sólidos( leva a colher a boca), escova os dentes( desde o colocar a pasta, ate enxaguar a boca).


4. Cognitivo:

• Nomear – ele dá nome a objetos

• Parear- juntar iguais ( concretos e imagens)

Ex. colocar objetos na mesa e oferecer um segundo objeto igual para o aluno colocar em cima ou ao lado do outro objeto

• Classificar – agrupa objetos por grupos, classificando-os por cores, formas, tamanhos, classes.

• Contagem automática: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...

• Reconhecimento de números: 1, 2, 3 ...

• Relação numero quantidade: 4 equivale à quatro objetos





Autora: Cristiane da Silva Barbosa, Psicopedagoga, Coordenadora de Autismo no Município de Santana-Ap.